domingo, 17 de maio de 2009

Capela do Convento dos Cardais.


Localiza-se na Rua do Século, na Freguesia de Mercês, em Lisboa. Fundada em 1681 por D. Luísa de Távora, que havia herdado dos seus pais os terrenos dos Cardais em Lisboa.
D. Luísa, decidiu construir um convento de Carmelitas Descalças, num dos edifícios do sítio dos Cardais, após integrar numa vida religiosa posterior à morte dos seu marido.
“No ano de 1681, com as obras ainda por terminar, ingressaram no cenóbio as primeiras religiosas, oriundas de outras casas carmelitas, e no dia 8 de Dezembro desse mesmo ano, o convento foi sagrado a Nossa Senhora da Conceição.
Nos anos seguintes, continuaram as obras de acabamentos e decoração do templo, e com a morte da fundadora em 1693, o padroado passou para o seu neto, D. José de Meneses de Távora, estando concluídas em 1703.”
Pouco danificado pelo terramoto de 1755, “e apesar da lei de 1834 (extinção das ordens religiosas) só depois da morte da última freira, o conveno passa para o poder do Estado. Em 1878 é entregue às Irmãs Terceiras Dominicanas, permanecendo na sua posse até hoje. “
“O templo, apresenta uma só nave e uma capela-mor de planta rectangular, com abóboda de berço de penetrações laterais e de invocação à Imaculada Conceição.
O retábulo do altar-mor data de 1681, e compõe-se de um arco com 3 colunas salomónicas que se desenvolvem em espiral e são decoradas com parras, uvas e águias.
Foram encomendados por D. Luísa de Távora os azulejos holandeses, assinados por Jan Van Dort de Amesterdão e representativos da vida de Santa Teresa de Ávila. A decoração é completada com telas a óleo, que representam a apresentação de Jesus ao Templo, a Adoração dos Pastores e Adoração dos Magos.”


Cláudia Fernandes.

Nenhum comentário: