sexta-feira, 22 de maio de 2009

Avenida da Liberdade

[Fotógrafo não identificado]



A avenida da Liberdade começa a partir do Passeio Publico e termina numa praça circular (Praça Marquês de Pombal) e inclui os troços das Ruas Oriental e do Passei, desde a praça dos Restauradores até à praça da Alegria.

Esta avenida nasceu de uma iniciativa municipal, sendo a mais marcante e controversa fase do plano de extensão de Lisboa de crescimento urbano para norte. A sua concretização era o grande sonho do então presidente da Câmara que defendia a abertura de um largo boulevard ou avenida em Lisboa, tendo para tal de destruir o Passeio Público, considerado o mais belo jardim da cidade. A luta na câmara foi renhida, mas as obras avançaram e no fim do ano 1882 as grades do Passeio Público começaram a ser arrancadas e o Passeio Público foi, assim, a primeira pedra da Avenida da Liberdade, pois foi a partir daquele local que começou e se traçou planos do primeiro troço da avenida até à Rua das Pretas.

A avenida da Liberdade tem cerca de 90 metros de largura e 1273 de comprimento e foi inaugurada em 1886 e passou a ser o local de encontro de políticos, actores e outros artistas e dos passeios de domingo da burguesia lisboeta e o local escolhido para a construção de diversos edifícios importantes, como o Hotel Tivoli, o Cinema Tivoli, o Hotel Vitória e o Éden Teatro e, mais tarde, mudou-se também o Diário de Noticias.


Rita Simão

Nenhum comentário: