sábado, 16 de maio de 2009

Palácio da Bemposta.

[Benoliel, Joshua]




A Rainha D. Catarina de Bragança, filha de D. João IV e viúva de Carlos II, Rei de Inglaterra, regressou a Portugal em 1693 e construiu no sitio da Bemposta o Paço da Rainha, onde se situa, actualmente, a Academia Militar. Por cima das portas de entrada principal ainda se pode ver o Brasão de Armas da Rainha. D. Catarina faleceu em 1705 e deixou o Palácio para o seu irmão que, mais tarde, o doou à Sereníssima Casa do Infantado todas as dependências do Palácio e Quinta da Bemposta. Neste Palácio habitaram alguns Infantes como D. João V .
Devido ao Terramoto de 1755, o Palácio sofreu danos procedendo-se de imediato à sua reconstrução. Enquanto D. João VI e a família real habitavam o Palácio mandou efectuar várias obras nos quartos, por detrás da capela e no andar nobre voltado para a parte do jardim, com o objectivo de o tornar mais habitável.
A Junta e Administração da Sereníssima Casa do Infantado esteve estabelecida em algumas dependências do Palácio desde que o Infante D. Pedro tomou posse de seus bens, devido a um Decreto, até à sua extinção e, deste modo, o Paço da Rainha voltou a pertencer à Coroa e D. Maria pôde destinar o Palácio e a Quinta à Escola do Exército.


Rita Simão.

Nenhum comentário: