[Madeira, Claudino]
Esta avenida era anteriormente designada por Avenida (prolongamento da Avenida de Berna) situada entre o Largo Dr. Afonso Pena (actual Campo Pequeno) e a Praça do Areeiro (actual Praça Francisco Sá Carneiro).
Este topónimo foi atribuído a partir de uma sugestão do Vereador Dr. Viegas da Costa para perpetuar na memória da cidade o único Papa português Pedro Julião “Hispano” que terá nascido entre 1205 e 1220, em Lisboa, e veio a falecer em 1277 em Itália.
Embora ocupando um cargo que viria a ter uma importância, cada vez mais, poderosa a nível político na escala mundial, a sua fama foi muito além do seu cargo na Santa Sé. A alcunha «Hispano» revelava a sua origem da velha província peninsular romana, já que a nação Portugal ainda era pouco conhecida. Pedro Hispano foi autor de vários livros que chegaram a ser literatura básica nas universidades europeias. Não escreveu nem uma única palavra sobre as experiências do seu Pontificado, mas sim muito sobre os seus estudos nas mais variadas áreas.
Rita Simão
Nenhum comentário:
Postar um comentário