sexta-feira, 15 de maio de 2009

Cinema São Jorge.




Localizado na Avenida Almirante Reis, na Freguesia de São Jorge de Arroios, o edifício criado por Cassiano Branco em 1974, é inaugurado em 1952. De carácter modernista, estrutura-se através de planta regular, virado a Norte, envidraçado; a fachada concentra linhas verticais coroadas por várias esferas armilares em ferro forjado. No interior do espaço, são os corredores de passagem que fazem ligação aos três pisos e salas de espectáculos. O maior destaque é o painel cerâmico de Jorge Barradas, que decora a zona de restauração.

“Com inovações tecnológicas pouco habituais para a época, designadamente o ar condicionado, um sistema central de aspiração interna e um piano eléctrico era, à data de inauguração, a maior sala de cinema do país, com cerca de 2000 lugares e com um palco que acolhia o memorável órgão de cinema elevatório, ainda hoje recordado com carinho por muitos lisboetas.”

Em 1982, são efectuadas algumas obras de remodelação e no ano de 2000 a Câmara Municipal de Lisboa procede ao direito de compra o imóvel, tendo já cessado actividade cinematográfica nos anos 90. Em 1996 foi classificado como Imóvel de Interesse Publico, apesar de actualmente servir como sede da Igreja Universal do Reino de Deus.


Cláudia Fernandes.

Nenhum comentário: