sexta-feira, 22 de maio de 2009

Algumas curiosidades.

Cais do Sodré.
[1905]


Por que é que os lisboetas são chamados de alfacinhas?

Acredita-se que durante o domínio muçulmano já se plantavam alfaces pelas colinas de Lisboa. Este foi também o único alimento que restou aos lisboetas durante um dos muitos cercos que a cidade sofreu.


Na Lisboa da época romana, acreditava-se que as éguas concebiam do vento.

É Plínio o Moço quem escreve sobre o facto das éguas conceberem do vento “ Olissipo equarum e Favonio conceptu nobile”. A lenda é repetida por outros autores clássicos.


Quais são as colinas de Lisboa?

A descrição das sete colinas de Lisboa aparece pela primeira vez no Livro das Grandezas de Lisboa, de Frei Nicolau de Oliveira. A primeira é São Vicente, a segunda Santo André, a terceira a colina do Castelo, a quarta a colina de Santana, a quinta S. Roque, a sexta Chagas, e a sétima a colina de Sta Catarina do Monte Sinai.

Onde estão os restos mortais do Marquês de Pombal?

A urna com o corpo do Marquês de Pombal foi trasladada de Coimbra para Lisboa e esteve primeiramente na Igreja do Convento de Arroios, até ser enviada para a Igreja de Jesus ou das Mercês (freguesia onde nasceu o Marquês) e de onde partiu em definitivo para a Igreja da Memória, onde actualmente se encontra.



Fonte: RevelarLx

2 comentários:

debora disse...

Estas a ver Sara, agora já sabes a quem se deve o nosso nome de alfacinhas..claro só podia!! =D

Olissiponenses disse...

Débora... Sem comentários.