sábado, 16 de maio de 2009

Colégio Maria Amália Vaz de Carvalho.

Inicialmente, esta escola era designada por Escola D. Maria Pia e era vocacionada para o ensino feminino, sendo que no seu inicio estava 45 alunas inscritas. Os cursos leccionados nessa altura eram os lavores, tipografia, telegrafia e escrituração comercial.
Em 1906, por insistência de dois professores, recebeu o estatuto de liceu feminino decretado pelo rei D. Carlos. Em 1911 o liceu muda-se para p Palácio Valadares, no Largo do Carmo, no Chiado. No entanto, com o seu contínuo crescimento passou à categoria de Liceu Central e foram ministrados cursos complementares. Estas mudanças foram decretadas por Sidónio Pais em 1917 e muda de nome para Liceu Central de Almeida Garret.
Em 1933, em pleno Estado Novo, foram feitas várias “lutas” para se ver alteradas as suas instalações para umas maiores e muda-se a rua Rodrigo da Fonseca, onde ainda de situa actualmente, passando a chamar-se Liceu Feminino Maria Amália Vaz de Carvalho.
Após o 25 de Abril, o liceu deixou de ser exclusivamente feminino, tanto em relação aos alunos como ao pessoal docente, auxiliar e administrativo e a sua designação passou a ser de Escola Secundária.

Rita Simão.

Nenhum comentário: