quinta-feira, 21 de maio de 2009

Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha.

[entre 1898 e 1908]

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha situa-se na Rua da Alfandega, nas proximidades da Praça do Comércio.


O edifício actual procede da anterior Igreja da Conceição dos Freires - que tinha origens na antiga sinagoga cristianizada, aquando a extinção da judiaria, em 1496, e que foi destruída no grande terramoto de 1755.


Os poucos bens que sobreviveram ao abalo são transferidos e integrados na Igreja da Misericórdia, que fica então com a designação de “Conceição Velha” - a denominação de Misericórdia passa para o templo de São Roque, assim rebaptizado.


Este edifício do século XVIII recebeu então muitos elementos do período Manuelino, como é visível na fachada profusamente decorada ao estilo Barroco, contudo albergando um largo número de elementos decorativos típicos do século XVI. O grande destaque da Igreja vai para o seu Portal Manuelino, representando Nossa Senhora da Misericórdia, parte integrante da anterior Igreja da Misericórdia, também destruída pelo terramoto. No portal estão esculpidos a Imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, figurando também o rei D. Manuel I, a Rainha D. Leonor e o Papa Leão X. Outra das riquezas da Igreja é a imagem de Nossa Senhora do Restelo, ofertado pelo Infante D. Henrique aos freires à Capela de Belém, onde oravam os navegadores antes de partirem nas suas conquistas Marítimas, por altura dos Descobrimentos Portugueses.


Fonte: Guia da Cidade


Sara Domingos.

Nenhum comentário: