[Benoliel, Joshua]
Esta Avenida, anteriormente, já teve outras designações tais como: Avenida dos Anjos e de seguida, Avenida Dona Amélia e só depois se passou a designar pelo nome actual.
A grande artéria Av. D. Amélia, passou a intitular-se Av. Almirante Reis em recordação de um grande político / militar republicano que chefiou a nível naval a Revolução. A figura do Almirante Carlos Cândido dos Reis (1852- 1910), anticlerical e carbonário activista, estará sempre ligada ao triunfo da Revolução.
O seu prestígio levou a maior parte dos oficiais da Armada a participar no movimento. Teve a seu cargo, juntamente com Miguel Bombarda e Machado Santos, o essencial da parte militar. A Revolução foi marcada para o dia 4 de Outubro sob a sua responsabilidade. Porém, ao ver as suas previsões falharem e julgando iminente o fracasso da implantação da República, suicidou-se. O luto singelo que os republicanos sentiram por quem decidira morrer julgando morta a Revolução que planeara, conduziu á consagração deste nome na toponímia da Cidade, um mês após a Implantação da República- 5 de Novembro de 1910. O arruamento não podia ser melhor escolhido, na medida em que, esta avenida foi o lugar habitual de ajuntamentos e manifestações dos Republicanos entre 1908 e 1910.
Sofia João
Nenhum comentário:
Postar um comentário