1) Caracóis à Portuguesa: Leve os caracóis (1,5 kg) ao lume numa panela de água (dois ou três dedos acima dos caracóis). Junte azeite (2 colheres de sopa), 3 dentes de alhos, uma cebola cortada em quartos, louro, 1 ramos de orégãos e tempere com sal, pimenta e piripiri. A fervura deve ser suave e longa (cerca de 2 horas) e a espuma retirada de vez em quando. Conserve-os no líquido da cozedura até a altura de servir. Sirva quente em pratinhos com um pouco de caldo.
2) Ovos verdes (para 4 pessoas): Cozem-se 8ovos durante 10 minutos a partir da fervura. Passam-se imediatamente por água fria e descascam-se. Depois de frios cortam-se ao meio no sentido do comprimento, e com a ajuda de uma colher de chá retiram-se as gemas, tendo o cuidado de não partir as claras. Deitam-se as gemas numa tigela e, com um garfo, misturam-se com a salsa picada (2colheres de sopa) e a margarina (1 colher de sopa).
Temperam-se com sal e pimenta e enchem-se as claras com o preparado.
Passam-se os ovos por farinha e depois por outro ovo batido temperado com sal.
Fritam-se em óleo bem quente.
De seguida, saboreamos uma boa SOPA:
Caldo Verde (para 4 pessoas): Juntam-se as folhas da couve (Galeza ou portuguesa) num molho, apertam-se na mão e cortam-se em fios finos. Lavam-se várias vezes em água fria (mudando constantemente a água) até a última água não ficar esverdeada. Descascam-se as batatas (1/2kg) e leva-se a cozer em água, temperada com sal. Depois de cozidas passam-se pela varinha mágica, junta-se o azeite, deixa-se levantar fervura e à hora de servir deita-se a couve. Coze-se em lume forte, com a panela destapada para a couve ficar verde, retira-se do lume pouco depois de levantar fervura. Pode ser servido com umas rodelas de chouriço.
E passamos então ao PRATO DE PEIXE:
Bacalhau à Brás (para 4 pessoas): Demolha-se o bacalhau (400g), como habitualmente, retira-se-lhe a pele e as espinhas e desfia-se com as mãos. Cortam-se as batatas (500g) em palha e 3 cebolas em rodelas finíssimas. Pica-se 1 dente de alho. Fritam-se as batatas em óleo bem quente só até alourarem ligeiramente. Entretanto, leva-se ao lume um tacho, de fundo espesso, com o azeite, a cebola e o alho e deixa-se refogar lentamente até cozer a cebola. Junta-se, nesta altura, o bacalhau desfiado e mexe-se com uma colher de madeira para que o bacalhau fique bem impregnado de gordura. Juntam-se as batatas ao bacalhau e com o tacho sobre o lume deitam-se 6 ovos ligeiramente batidos e temperados com sal e pimenta. Mexe-se com um garfo, e logo que os ovos estejam em creme, mas cozidos, retira-se imediatamente o tacho do lume e deita-se o bacalhau num prato ou travessa. Polvilha-se com salsa picada e serve-se bem quente, acompanhado com azeitonas pretas.
E depois ao PRATO DE CARNE:
Favada à Lisboeta (para 4 pessoas): Leva-se um tacho ao lume com azeita, 2 cebolas e 2 dentes de alho picados, 100g de toucinho entremeado cortado em tiras e os enchidos (chouriço, morcela, farinheira, etc). Deixa-se refogar. Retiram-se as carnes e introduzem-se as favas descascadas, um bom ramo de coentros, salsa e louro. Tempera-se com uma pitada de pimenta e por cima dispõem-se as carnes. Tapa-se o recipiente e deixa-se cozer suavemente, sacudindo de vez em quando. Se for necessário, junta-se um pouco de água quente. Antes de se retirar do lume rectificam-se os temperos. Servem-se as favas num prato coberto com os enchidos cortados ás rodelas e o toucinho. Acompanha-se com coentros picados.
E por fim, a SOBREMESA:
Arroz Doce: Leva-se 7,5 dl de leite ao lume num tacho. Quando começar a ferver junta-se 250g de açúcar e de arroz, sal, casca de limão e 1 pauzinho de canela. Assim que o arroz estiver cozido, retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco. Batem-se 3 gemas à parte, junta-se em seguida ao arroz, mexe-se muito bem e leva-se a lume brando para cozer as gemas. Serve-se em travessas ou pratinhos com canela em pó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário