Localiza-se no perto do Elevador da Glória, numa das muitas entradas para o Bairro Alto.
O Jardim de S. Pedro de Alcântara, foi construído no século XIX, dando-lhe o nome o convento de frades que se encontra em frente do espaço, desde o século XVII. A partir de 1835 quem fica encarregue deste espaço é a Autarquia, que constrói duas escadas laterais estabelecendo ligação entre as duas partes do Miradouro, projecto da autoria do conselheiro Agostinho Silva.
A jardinagem é feita à francesa, com flores e arbustos alinhados, com um lago de repuxo, passeios de areia, com bustos de deuses e heróis da mitologia grego-romana.
“O tabuleiro superior foi transformado em alameda, com densa vegetação, bancos e um "tanque" transportado dos jardins da Bemposta ou do Palácio da Rainha.
Também podemos ver aqui um painel de azulejos da autoria de Fred Kradolfer que apresenta os principais pontos que se podem avistar a partir deste jardim e a estátua do fundador do jornal "Diário de Notícias", Eduardo Coelho.”
“Calmo durante o dia, este miradouro fica completamente diferente à noite. Idosos a jogar às cartas ou a passear os seus amigos de quatro patas cedem o espaço a uma multidão mais jovem que procura a diversão e a acção que caracterizam a noite do Bairro Alto.”
Cláudia Fernandes.
domingo, 17 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário