domingo, 17 de maio de 2009

Museu do Teatro Romano

É um espaço museológico consagrado aoTeatro Romano de Lisboa, que foi construído na época do Imperador Augusto e ocupa a vertente sul da colina do Castelo de S. Jorge junto ao Pátio do Aljube. O teatro foi abandonado no séc. IV e permaneceu soterrado até1798 (ano em que as ruínas foram descobertas após o terramoto de 1755). Objecto de várias campanhas arqueológicas desde 1967, foi assim recuperado parte das bancadas, da orquestra, da boca de cena e do palco e grande número de elementos decorativos.

Apresenta no percurso uma área de exposição, um campo arqueológico e as ruínas do Teatro. Para além da exposição de materiais e elementos recolhidos, o Museu disponibiliza suportes multimédia com informação sobre o Teatro e a sua história, actualizando os dados sobre a arqueologia, os planos de conservação e recuperação.

O Teatro Romano de Lisboa e as suas ruínas, formam um conjunto monumental do património cultural de Lisboa e do país. Este núcleo é um dos principais testemunhos materiais e artísticos da cultura clássica e da civilização romana, que deram forma e dimensão urbana à cidade desde o séc. I até meados do séc. V. Trata-se de um monumento significativo da nossa herança cultural, que deve ser preservado, restaurado, valorizado e integrado na vivência contemporânea.

O Museu do Teatro Romano está instalado num imóvel seiscentista, na área provável de uma das antigas entradas do Teatro.



Sofia João

Nenhum comentário: